Maria José Pires
Maria José Pires
Nasceu na Capinha – Fundão, em 1958.
Após a conclusão do ensino secundário, e depois de ter cumprido o ano de Serviço Cívico, indispensável ao acesso ao ensino superior, ingressou no Instituto Politécnico da Covilhã, agora Universidade da Beira Interior – UBI, onde concluiu o curso de Ciências Físico-Químicas com Ciências da Educação.
Iniciou a atividade docente no último ano deste curso, que tinha estágio integrado.
Mais tarde, quase aos 50 anos de idade, voltou à Universidade onde concluiu a Licenciatura em Ensino da Física e da Química.
Seguiu-se o Mestrado em Química Industrial e o Doutoramento em Química, que concluiu em 2013.
É coautora de vários artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais de renome na sua área de formação.
É, também, coautora de diversos livros de exercícios de Física e Química para o Ensino Secundário.
Durante todo o seu percurso profissional, de quase 45 anos, a autora desenvolveu e coordenou vários projetos, envolvendo alunos de todos os níveis de ensino, nomeadamente do 1º ciclo.
Os seus projetos envolveram sempre as componentes científica, literária e artística.
Era nesta última componente que a sensibilidade do ilustrador José Luís Oliveira, arquiteto e professor na área das artes, tal como nesta obra, fazia a diferença.
Colaborou vários anos com a Biblioteca Escolar, onde desenvolveu vários projetos no âmbito do Plano Nacional de Leitura, entre eles o projeto “4 Elementos – Ler+Mar”.
A autora é fascinada pela curiosidade das crianças, as suas perguntas e as suas inquietações sobre o mundo que as rodeia.
Foi este fascínio que a impeliu, agora, depois da aposentação, a escrever pequenas histórias inspiradas em todas as crianças e jovens que consigo partilharam bons momentos de diversão e aprendizagem.