Cláudia Romeira Andrade
A autora nasceu na cidade de Vila Nova de Gaia a 29 de julho de 1974.
Completou a licenciatura em Relações Internacionais na Universidade do Porto (1992-1997), e concluiu uma pós-graduação em Estudos Europeus na Universidade de Coimbra (1997-1998). É professora de Português e Inglês no Colégio de Nossa Senhora da Bonança desde 1999.
É responsável pelo projeto de escrita/blog Pequenos Pensadores de Palavras desde 2011.
Chamada a participar de uma forma mais ativa na vida social desde cedo foi membro fundador da direção da Associação Juvenil Arcojovem (De 1994 a 2003) em Vila Nova de Gaia, cidade onde sempre viveu.
Após a conclusão da pós-graduação em Coimbra e numa iniciativa de voluntariado deu aulas de Inglês na Universidade Popular do Porto (1996-1998), tendo o ensino sénior sido uma experiência única e muito gratificante. Terá sido a aceitação deste pedido de dar um pouquinho de si e do seu tempo aos outros, a possibilidade de confirmação de uma vocação cada vez mais visível e marcante… a docência.
O seu gosto pela leitura e pela escrita vem de tenra idade, talvez por adorar ir com a mãe a algumas livrarias emblemáticas da cidade do Porto e “devorar” os livros que pareciam “chamar por si” nas prateleiras. O difícil mesmo era abandonar a livraria sem trazer, a cada visita, algum livro, depois obviamente de ter lido outro sentada no chão enquanto a sua mãe conversava com os funcionários da livraria. Foi uma infância mergulhada em livros e a ensinar bonecas sentadas em cadeiras dispostas como se de uma sala de aula se tratasse.
Nos seus tempos livres adorava escrever o seu diário, onde relatava os factos mais relevantes do seu dia-a-dia.
Com o surgimento da docência na vida da autora houve uma intensificação da leitura de contos infantis e do fantástico e encantador mundo da fantasia.
Sempre pronta para novos desafios, acabou por aceitar, em 2013, uma proposta da Dra. Laura Santos (mãe do seu aluno João Pedro Santos) para fazer a apresentação pública da sua obra “Neptuno” no Colégio de Nossa Senhora da Bonança, e neste evento conheceu Marta Albuquerque e conversa vai conversa vem, ganhou vida o “bichinho” da criação literária... E assim surgiu “Afonso e os abraços-luz” – o seu primeiro conto infanto-juvenil.
