João Miguel Lagoinha Reboredo
João Miguel Lagoinha Reboredo, alfandeguense, nasceu em Bragança, mas é em Alfândega da Fé que passa parte da sua vida.
Simplificar o ensino através da música tem sido a principal força motriz de João Miguel Reboredo, um transmontano radicado atualmente no Luxemburgo, onde editou recentemente o método de piano e de guitarra em livro, com o prefácio do Maestro Francisco Tavares da Praça da Alegria da RTP.
Estudou Formação Musical e Solfejo na banda dos Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé e depois seguiu para o curso superior de professores com a variante em Educação Musical, na Escola Superior de Educação Jean Piaget - Nordeste.
A sua carreira inicial foi voltada para os palcos e que nunca mais os abandonou.
Foi um dos fundadores do seu primeiro grupo “Gota d’água”, gravando o seu primeiro disco.
Seguiu-se o salto para uma carreira de docente no 1º ciclo do ensino básico, com a música como fio condutor.
E eis que emergiu a veia de escritor/autor! Escreveu o seu primeiro livro em 2004, “Um Cancioneiro em Estudo”, pelas mãos da editora Gailivro.
Depois de um percurso imaculado pelas escolas onde lecionou, em São Pedro da Cova e em Campo, em 2014 pediu licença sem vencimento por um ano e começou uma nova experiência no Luxemburgo.
Gravou quatro discos de música e com os lucros ajudou crianças e adultos necessitados.
Em 2016 concretizou o sonho de abrir uma escola de música, em Differdange, um atelier de lá musique com o nome Reboredo’s Music School.
Participa frequentemente em programas de rádio e televisão, quer em Portugal, quer no Luxemburgo, divulgando o excelente trabalho literário e discográfico de sua autoria.
Em 2021, lançou a sua autobiografia “Biografia de um Empreendedor da Diáspora” e em 2022 assinou contrato com a editora Vidisco, lançando novos singles e livros.
Celebrando 25 anos de carreira, em 2024, João continuou a desenvolver projetos literários e musicais, contribuindo para a educação musical e cultural no Luxemburgo e além.
Neste ano de 2025, editou mais um livro: “Paula? Sim, sou eu!” e prepara-se para editar um disco só de músicas originais, que será lançado com a editora Pais Real.